FutebolGaúcho.com - Aguerrido e Bravo: Abril 2014

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Grêmio perde primeiro jogo da final do Brasileiro Sub17


Na noite desta terça-feira, o Grêmio acabou sofrendo um revés por 1 a 0, na primeira partida das finais da Copa do Brasil Sub-17, disputada no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí. Em parte do primeiro tempo o Tricolor atuou com um jogador a menos e, na reta final da segunda etapa, acabou tendo outro jogador expulso, dificultando a reação na partida.

Desabafo: Badico dispensa jogador e pede que torcida do Inter-SM fiscalize atletas fora de campo

Badico desabafou em programa de rádio

O Inter-SM, semifinalista no primeiro turno, atual líder no grupo A, vem de uma goleada de 6×0 em cima do rebaixado Riopardense, no último domingo. Esses seriam motivos para que o clima no Estádio Presidente Vargas fosse somente de alegria, pelos resultados obtidos no trabalho em campo. Entretanto, ontem a noite, o treinador do Inter-SM revelou que a vida de alguns jogadores fora das quatro linhas, preocupa. Badico participou de um programa de rádio e desabafou:

“A gente está tendo uma dificuldade fora de campo e hoje fiz um apelo para que o torcedor fiscalize. Os jogadores tem o grande mérito do sucesso, mas quem perde o sono somos nós. É fácil crucificar um treinador e uma comissão técnica. Hoje 60, 70% do atleta é parte física e se tu não se cuidar fora do campo, acaba tendo prejuízo botando um trabalho fora.”

Cerâmica inaugura sala de recreação

Distração para os atletas da base

Na tarde desta segunda-feira, 28, o Cerâmica Atlético Clube inaugurou uma Sala de Recreação para os atletas das categorias de base. Localizado no estádio Antônio Vieira Ramos, a nova sala do clube terá diversos jogos e futuramente abrigará uma biblioteca, servindo de lazer e descontração para os jogadores. “É muito importante ter esse tipo de descontração, principalmente para amenizar o stress do dia a dia e a distância da família”, afirma o meia carioca, do time júnior, Pablo Dias.

Guarany-Ba anuncia mais dois reforços

Jefinho e Alexandre (foto) foram anunciados

O Guarany segue repondo as peças para a disputa do segundo turno do campeonato gaúcho. Após a dispensa de atletas que não estavam sendo utilizados, as posições vão sendo preenchidas novamente. Nesta segunda, mais dois atletas chegaram aos Estrela D´alva como opção para o técnico Osvaldo. Jefinho é meia esquerda nascido em Camaquã, onde posteriormente jogaria no Guarany, o jogador tem 19 anos e também foi atleta do Novo Hamburgo. Formado no Pelotas, o jogador tem 1,68.

“Estou desde já trabalhando para receber uma oportunidade. Não vim apenas para entrar no elenco, quero treinar para merecer chance entre os titulares”, definiu.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Inter confia em colônia gaúcha e quer "invasão" de 12 mil na Arena Pantanal

Não será por falta de incentivo que o Inter voltará do Mato Grosso sem a classificação à terceira fase da Copa do Brasil ou, pelo menos, um resultado positivo que facilite a situação para o segundo embate com o Cuiabá. Com um conglomerado de aproximadamente 200 mil gaúchos no estado da Região Centro-Oeste do Brasil, a direção aposta que a Arena Pantanal estará pintada de vermelho e branco, com presença maciça de colorados no estádio para empurrar a equipe de Abel Braga nesta quinta-feira.

Torcida Colorada promete invasão em MT

Joilson pode ser reforço do Brasil

No período de montagem da equipe para a disputa do Brasileirão da Série D, o Xavante segue renovando com atletas que participaram da campanha no Gauchão, e segue olhando o mercado para eventuais contratações.


E depois da contratação de Felipe Garcia, o próximo jogador que o Brasil pode avançar para ter na Baixada é o volante Joílson, de 34 anos. O atleta, que também joga como lateral-direito, mede 1,69 e atualmente está na Tombense, de Minas Gerais.


Joílson já atuou por clubes importantes do cenário nacional, casos de São Paulo, Botafogo e Grêmio. Pelo Tricolor Paulista, ele foi campeão Brasileiro de 2008. A direção não se manifestou de maneira oficial sobre o caso, mas informações veiculadas pela reportagem da Rádio Pelotense AM dão conta que dirigentes do clube já buscaram informações sobre o atleta, e o clube realmente tem interesse sobre o jogador.
Joilson pode ser o novo reforço do Xavante


Fernando Gaúcho não é mais jogador do Avenida

Atleta agradeceu passagem por Santa Cruz, onde marcou 4 gols em 9 jogos, mas assinou sua rescisão de contrato com a direção do Periquito na noite desta segunda-feira

Praticamente sem chances de classificação aos mata-matas do segundo turno da Divisão de Acesso, o elenco do Avenida começa a sofrer baixas para as rodadas finais da competição. O atacante Fernando Gaúcho, que chegou como grande esperança de gols para a equipe, assinou sua rescisão na noite desta segunda-feira, 28, e não faz mais parte do elenco alviverde. Segundo a assessoria de imprensa do jogador, ele mesmo procurou a diretoria para acertar sua saída.

Gaúcho, que disputou nove jogos pelo Avenida e marcou 4 gols, explicou os motivos do pedido. "Estou com alguns problemas particulares e profissionais. Minha esposa está doente e preciso voltar para São Paulo. Hoje conversei com o presidente Jair, ele entendeu e acertamos a minha saída em comum acordo", diz ele em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Contando a história do futebol gaúcho

Grenal é considerado por muitos o maior clássico do Brasil
Confira um pouco da história do futebol do Rio Grande do Sul, uma das quatro maiores forças do “esporte bretão” brasileiro

A nossa vontade de contar a história do futebol gaúcho nasceu quando Guilherme, simpático amigo, lendo o jornal, procurando por alguns artigos e objetos esportivos nos classificados no Brasil inteiro, se deparou por acaso com um caderno esportivo que contava o nascimento do Internacional de Porto Alegre e de outros times da região, fanático por futebol, Guilherme contou essa história aos quatro ventos.

E hoje nós vamos contar para você essa linda história

Você sabia que o futebol do Rio Grande do Sul iniciou nos últimos anos do século XIX, e a “bola” entrou pelo Uruguai, ou seja, antes dos anos 1900 já se tem relatos do “esporte bretão” em cidades como Livramento e Uruguaiana. 

Sabe-se através do estudioso Hermito Lopes Sobrinho que os alunos das escolas maristas do Rio Grande do Sul, desde 1879 já praticavam o futebol. O time Internacional nasce em 1911, mas não é aquele que conhecemos o Inter S.M., e o time Riograndense nasce no ano sucessivo ou seja, em 1912, porém era jogado pelos alunos da escola Santa Maria já do ano de 1903. Em outubro do ano de 1901 houve em Pelotas uma exibição oficial do Futebol, com uma partida no Parque Pelotense.

Outra exibição ocorreu no Sport Clube União, mas vê-se a chegada dos clubes em Pelotas em 1906, data-se do ano de 1908 o Esporte Clube de Pelotas e do ano de 1911 o Grêmio Esportivo do Brasil. 

O Uruguai e a Argentina, também influenciaram o gosto do futebol pelos brasileiros surgindo assim o time 14 de julho de Livramento. Os seus criadores freqüentemente atravessavam a fronteira para realizar partidas de “foot ball”, pelota pata ou também chamada jogo da bola. 

Deste movimento nascem diversos clubes como o Guarany de Bagé, o São Paulo de Rio Grande, Novo Hamburgo, o Rio-Grandense, o Esporte Clube Uruguaiana, o Santanense, o Juventude, o Riograndense de Santa Maria e o Ferro Carril. 

Já em Porto Alegre os primeiros times foram o Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, e um outro time que desapareceu ali pelos anos 40 foi o Fuss-Ball Club Porto Alegre. O Internacional de Porto Alegre nasce em 1909.

E cá entre nós nada melhor do que um chimarrão e um Grenal pra alegrar o domingo do gaúcho!
  
Texto: Rodrigo Guimarães
Foto: Grenal by Editorial J (CC BY-SA 2.0)

Adeus Terceirona! Rio Grande é campeão do 1º turno e sobe para a Divisão de Acesso

O maior objetivo da temporada foi conquistado

Foi noite de festa na casa tricolor. Recebendo o São Gabriel, o Rio Grande, mesmo perdendo por 1 a 0, pode festejar a conquista do título do primeiro turno e a vaga para a Divisão de Acesso de 2015. Mesmo não fazendo uma boa partida e saindo de campo derrotado, teve condições de fazer a festa com seu torcedor, que pode ver o clube levantar uma taça de campeão estadual depois de cinco décadas.

Podendo perder até por 1 a 0, o Rio Grande entrou em campo bem mais perto do título do que o São Gabriel. A vitória por 2 a 1 na última quinta-feira dava ao Mais Velho a vantagem. Tendo de correr atrás do placar, o time do técnico Carlos Moraes conseguiu ser mais eficiente nas descidas até o ataque. Contudo, a partida só ganhou mais emoção no segundo tempo.

Cerâmica e Riograndense empatam

Foto: Rodrigo Figueiró/CAC
Tricolor empatou em Santa Maria

O time do Cerâmica viajou até Santa Maria para enfrentar o Riograndense, no estádio Dos Eucaliptos, pela Divisão de Acesso. A partida acabou em 1 a 1. Apesar de sair vencendo, o Tricolor de Gravataí levou o gol de empate. “Corremos alguns riscos. Temos até que comemorar esse empate, pois ficamos muito abaixo do nosso rendimento”, disse o técnico Hélio Vieira.

O jogo

A partida começou truncada, com a duas equipes se estudando e buscando espaço nas defesas. O Riograndense levou leve vantagem e chutou mais vezes ao gol do Cerâmica. Com 11 minutos, Abu chutou de fora, mas a bola foi para fora. Aos 14 minutos, Franciel cruzou na área, Danilo chutou de primeira, mas passou raspando o poste. Aos 33 minutos, a bola mais perigosa do primeiro tempo, quando Geison chutou e a redonda caprichosamente foi bater no poste direito do goleiro Giovani, que teve boa atuação na primeira etapa.

União vence Tupi com gol nos descontos e assume a vice-liderança em sua chave

No sufoco, nos descontos, no apagar das luzes, como queiram... Numa espécie de “jogo épico”, o União Frederiquense recebeu o Tupi de Crissiumal, em Frederico Westphalen, e, com um gol aos 46 minutos da etapa final, venceu por 1 a 0. 

O Jogo

Esperava-se um jogo difícil. Além de até então estar como líder da chave e possuir uma das melhores campanhas da competição de forma geral, o adversário não sofria gols há seis partidas. 

O União começou melhor e em seis minutos criou duas boas oportunidades, ambas com Lucas Viana, uma em cobrança de falta que o goleiro Baiano defendeu e outra com uma cabeçada que raspou o poste. 

Logo depois o Tupi encaixou e emparelhou o jogo. Mesmo assim não houve mais nenhum lance perigoso e a etapa inicial acabou sem gols. 

Com time reserva, Grêmio bate o Atlético-MG por 2 a 1

Alán Ruiz e Lucas Coelho marcaram os gols gremistas na Arena

O Grêmio bateu o Atlético-MG por 2 a 1 no começo da noite deste domingo e conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Mesmo atuando com time reserva, o Tricolor teve boa atuação e marcou dois gols logo no começo da partida, com Alán Ruiz e Lucas Coelho. Fernadinho descontou já nos minutos finais.

Com a vitória, o Grêmio alcança os primeiros três pontos na tabela do Brasileirão e ganha moral para o jogo decisivo contra o San Lorenzo nesta quarta-feira, às 22h, pela volta das oitavas de final da Libertadores. Na quinra, às 19h15min, o Atlético-MG recebe o Atlético Nacional (COL) também precisando virar o placar após uma derrota de 1 a 0 fora de casa.

Pelo Brasileiro, o Tricolor volta a campo no sábado, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro, às 18h30min. No domingo, o Atlético-MG recebe o Goiás, às 18h30min, no Independência.

Inter cede empate para o Botafogo no Maracanã

Meia Valdívia teve boa atuação no empate no Rio de Janeiro

Em uma partida muito disputada no Maracanã, o Internacional empatou em 2 a 2 com o Botafogo na tarde deste domingo, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O time colorado chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Rafael Moura, mas cedeu o empate na etapa final. O Clube do Povo ocupa a sexta posição na tabela de classificação, com quatro pontos.

Na próxima quinta-feira (1/5), o desafio é pela Copa do Brasil, fora de casa, diante do Cuiabá-MT. Pelo Brasileirão, o Colorado volta a jogar no domingo (4/5) contra o Sport, no Beira-Rio.

Inter-SM aplica goleada de 6 a 0 no Riopardense e assume liderança do Grupo

Marco Antônio marcou 3 dos 6 gols da goleada do Inter-SM em 
cima do Riopardense (Foto: Daniel Pillar / Inter-SM)

Mesmo jogando fora, o Inter-SM viajou com o compromisso da vitória. Hoje, 27, o time de Santa Maria entrou em campo para enfrentar o já rebaixado Riopardense. O jogo era válido pela quinta rodada da Divisão de Acesso e terminou com uma goleada do time visitante: Riopardense 0 x 6 Inter-SM.

Logo nos primeiro minutos de partida o Inter-SM mostrou como seria o jogo. O relógio marcava apenas 3 minutos quando Marco Antônio tabelou com Fábio Alemão e marcou o primeiro do Alvirrubro. Aos 25, de novo ele, Marco Antônio, fez mais um, aumentando a vantagem. Ainda no primeiro tempo, Fábio Alemão ampliou a vantagem para o Inter-SM.

Em Santa Cruz, Ypiranga vence e mantém liderança

Depois de jogar duas partidas fora de casa, a equipe de Erechim entra em campo novamente em seus domínios na próxima rodada

Na tarde deste domingo, o Ypiranga teve mais um desafio pelo Campeonato Gaúcho de Futebol – Divisão de Acesso. A equipe de Erechim pegou a estrada e enfrentou o Santa Cruz na casa do adversário.

A partida começou com as duas equipes em situações diferentes na competição. O Canarinho buscava manter a liderança do Grupo B, enquanto o Santa Cruz ocupava a lanterna do grupo e precisava vencer para manter vivo o sonho de retornar à elite do futebol gaúcho.

Com a bola rolando as duas equipes não fizeram uma partida boa técnicamente, mas mostraram muita vontade e buscaram a vitória desde os primeiros minutos. Mas, nos primeiros 45 minutos de partida os poucos torcedores que foram até o Estádio Dos Plátanos não viram gols.

Em jogo de muitos gols, Brasil empata com o Nova Prata fora de casa

Agora, pela sexta rodada, o Brasil enfrentará o Marau fora de casa

Em uma partida cheia de gols e de muita contestação com a arbitragem, Nova Prata e Brasil empataram em 3x3 neste domingo, dia 27. O rubro-verde mostrou muita personalidade, principalmente na segunda etapa. Anderson Ijuí, Jean Carlo e Maurício fizeram para a equipe de Farroupilha, Alagoano (2) e Douglas Silva para os mandantes.

O Brasil foi surpreendido logo a dois minutos de partida, com o gol de Alagoano. Antes de marcar o de empate com Anderson Ijuí, o rubro-verde ainda criou com Diegão: um chute na trave e outra grande defesa do goleiro Bastos. Aos 12, em jogada trabalhada, o Nova Prata marcou com Douglas Silva.

No intervalo, o técnico Suca promoveu Jean Carlo. Impondo grande movimentação, o meia marcou o gol de empate aos 20 do segundo tempo. A virada da equipe farroupilhense veio na bola aérea com Maurício, os 26. Aos 39 minutos, o Brasil novamente foi surpreendido, mas desta vez pelo árbitro Ademir Zualianelo, que assinalou pênalti inexistente a favor da equipe da casa. Alagoano deu números finais ao jogo: 3x3.

Panambi vence o Canoas

Com o resultado, o Canoas segue em penúltimo na classificação geral com seis pontos

Na tarde deste domingo (27), o Canoas recebeu a SER Panambi, em partida válida pela 5ª rodada do segundo turno da Divisão de Acesso, e foi derrotado por 3 a 1. Todos os gols aconteceram na segunda etapa. Cristian Fábian, Vinícius e Gavião marcaram os gols do time visitante. Júlio Cezar descontou para a equipe canoense.

O time do Canoas foi a campo com cinco importantes desfalques. Três deles suspensos por cartão e que vinham atuando como titular: o lateral Diogo Bahia, o meia Michel e o atacante Elton. Além deles, dois que seriam os substitutos imediatos sofreram lesões musculares durante a semana, nos treinamentos, e não foram relacionados para a partida: o lateral Giovani Vera e o meia Zezé. Com isso, o técnico Marcelo Estigarribia se viu obrigado a improvisar nos três setores da equipe.

Marau é goleado pelo Glória em Vacaria

FC Marau perde para o Glória

O Marau foi à Vacaria com várias mudanças no esquema tático e na composição do time, devido à lesão do meio-campo Adilson. Entre as alterações feitas pelo técnico Vanderson Pereira esteve a entrada de três zagueiros: Alex Albert, Saulo e Glauber, além da entrada do meio Dione e do atacante Max. E, sem se adaptar ao novo esquema, a equipe perdeu por 3x0.

O primeiro tempo começou agitado e o primeiro gol saiu logo no início, com o atacante Guto. A equipe marauense tentou reagir, mas o Glória pressionou e teve as melhores chances da primeira etapa. No segundo tempo, o gol saiu logo no primeiro minuto, com Alê Menezes que ampliou o placar. O jogo ficou mais acirrado e o Vanderson apostou em mais mudanças. Além da entrada de Diego Campo, também entraram Anderson e Vagno. Apesar disso, a equipe acabou sofrendo mais um gol. No final da partida, Alê Menezes fechou o placar em 3x0.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lateral-esquerdo Breno renova com Grêmio até 2017

Após quase quatro meses entre os profissionais, o garoto Breno, do Grêmio, está de contrato renovado com o clube. Aos 19 anos, o lateral-esquerdo acertou novo vínculo para até 31/03/2017. 

- Fico muito feliz. É sinal de que estou fazendo um bom trabalho e que os profissionais do clube confiam em mim - afirmou Breno. 

- Minha família e amigos me ajudaram muito e tenho que agradecer a eles por conseguir ser profissional de futebol. Vou sempre honrar as cores do Grêmio e espero conquistar muitos títulos - finalizou o camisa 21. 

Breno iniciou sua carreira na base do Red Bull Brasil. Destaque no clube, chamou a atenção do Grêmio, que o contratou para a base ano passado. Este ano, com duas equipes para a disputa do Gauchão e da Libertadores, o lateral-esquerdo recebeu chances, agradou, e foi promovido ao profissional. 

Quatro clubes sondaram Sasha, mas agente nega saída do Inter

Após a volta pelo Goiás, o meia-atacante Eduardo Sasha voltou a ser aproveitado pelo Internacional principalmente pelo técnico Abel Braga. O atleta oriundo das categorias de base chamou atenção de outros clubes, fazendo boa atuação no Campeonato Gaúcho.

O empresário do atleta, Augusto Nogueira, concedeu entrevista e comentou que quatro clubes sondaram o meia-atacante Eduardo Sasha. Mas o agente explica quais clubes manifestaram interesse e disse que dificilmente sai do colorado.

- Santos, Vasco, Coritiba e Sport Recife me ligaram consultando o Eduardo Sasha, mas a informação que eu tenho por parte da direção do Inter, que ele será aproveitado no grupo principal - diz o empresário Augusto Nogueira, para o FutebolGaúcho.com

Augusto Nogueira confirmou a ligação do diretor de futebol, Rodrigo Caetano consultando o meia-atacante do Internacional. Mas o empresário explicou que o clube colorado irá utilizar o meia na Série A do Brasileiro. 

domingo, 27 de abril de 2014

Caxias e Juventude empatam sem gols na estreia da Série C do Brasileiro

Em jogo equilibrado e com boas chances dos dois lados, time grená teve gol anulado na primeira etapa

Ninguém comemorou no clássico Ca-Ju da rodada de estreia do Campeonato Brasileiro da Série C. Em partida truncada e com lances polêmicos, Caxias e Juventude empataram sem gols, na tarde deste sábado, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, na abertura da competição.

Com um primeiro mais movimentado, com uma ligeira vantagem do Caxias, o jogo teve algumas polêmicas. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Léo Korte marcou para os donos da casa, mas o árbitro deu impedimento. No segundo, o volante grená Alisson Gaúcho e o lateral alviverde Juliano foram expulsos, após quase saírem no tapa.

Este foi o Ca-Ju de número 271 em toda a história. Por enquanto, a vantagem é do Juventude, que venceu 96 vezes e marcou 375 gols. Já o Caxias ganhou em outras 88 oportunidades e anotou 354 gols. Com este 0 a 0, agora são 87 empates no clássico.

Deputado Paulo Borges quer criar o "Dia do Torcedor Colorado"

Dia do Torcedor Colorado deve ser oficialmente instituído para 17 de dezembro

Será votado na próxima sessão plenária da Assembleia Legislativa, no dia 29 de abril, o projeto de lei de autoria do deputado Paulo Borges, que institui o Dia do Torcedor Colorado, no calendário oficial do Rio Grande do Sul. A data escolhida é 17 de dezembro, em referência ao dia em que o Sport Club Internacional conquistou o título de Campeão Mundial Fifa, em Yokohama, no Japão, no ano de 2006.

Durante a votação na terça-feira, estarão presentes no Plenário da Assembleia o presidente do Clube Giovanni Luigi, integrantes da torcida organizada do Inter e jogadores do time, como o meia D'Alessandro. Os torcedores colorados estão convidados para acompanhar a votação.

No sufoco, Santo Ângelo vence o Avenida e permanece vivo na luta pela classificação

Josimar saiu do banco no segundo tempo para marcar o gol da vitória

Não foi uma atuação primorosa, mas, mesmo no sufoco, em uma partida tensa, o Santo Ângelo jogou o suficiente para vencer o Avenida por 2 a 1 na tarde deste sábado (26), no Estádio da Zona Sul, pela 5ª rodada do 2º turno da Divisão de Acesso. Com o resultado, momentaneamente, o time missioneiro, com chances vivas de classificação, ocupa a 2ª colocação do Grupo A, com 10 pontos, perdendo para o Tupi, de Crissiumal, no saldo de gols. Os três pontos deixam, pelo menos até agora, o time sete pontos distante da zona de rebaixamento. As outras sete partidas da rodada serão realizadas amanhã.

Começando o jogo pressionando e apoiado pela torcida, o Santo Ângelo chegou ao primeiro gol logo aos 10 minutos, com o atacante Fábio Buda, que venceu a zaga no alto e cabeceou no canto direito do goleiro Vanderlei, após receber cruzamento de Alexandre, vindo da esquerda.

Nos minutos seguintes ao gol, o Santo Ângelo, eficiente na marcação, continuou atacando e mostrando disposição. Mas o time não manteve essa postura por muito tempo e cometeu o erro de recuar, abdicar do jogo e, ainda, demonstrar preciosismo no ataque. E essas atitudes cobraram seu preço.

Brasil-Pel renova com goleiro Anderson

O décimo segundo jogador a renovar contrato com o Brasil é o goleiro Anderson. Ele recebe a confiança da comissão técnica e está pronto para defender o clube no nacional

Um bom time começa por um bom goleiro. Essa velha máxima do futebol é repetida a risca no Bento Freitas. Mas como tudo que envolve o Clube do Povo, a história sempre recebe um ingrediente a mais. Por aqui, um bom time começa por bons goleiros. Se Luiz Muller se destacou como o melhor goleiro da competição, tendo a ajuda de uma equipe que marcava incansavelmente, o arqueiro tem a plena noção de que não foram apenas os colegas de partidas que o ajudaram. Treinos específicos, cansativos, fortes e com a participação de todos os goleiros do clube, fizeram os comandados do preparador Carlos Garcia obter elogios de todas as partes. Se um pupilo do grande Passarinho foi embora, outro ficará. O goleiro Anderson é mais um atleta a renovar o contrato com o Brasil.

Guarany-Ba apresenta mais dois reforços

Dois anúncios

O Departamento de Futebol do Guarany Futebol Clube anunciou na tarde desta sexta-feira a chegada de dois reforços para o segundo turno da terceirona. O atacante Lucas Almeida, de 22 anos, nasceu em Canoas e teve como base o Aimoré. Sua principal experiência profissional foi no Metropolitano-SC. 

André Correa, volante, está desde a categoria sub-15 no Pelotas, onde se profissionalizou e participou de algumas partidas como titular. Com 18 anos, o jogador foi emprestado pelo time pelotense ao Guarany.

Estádio Wolmar Salton, do Gaúcho de Passo Fundo, é demolido

Pedra fundamental do novo estádio Wolmar Salton já foi lançada no ano passado

Esta quinta-feira, 24, marcou o dia da demolição do Estádio Wolmar Salton, pavilhão social que identificava o Estádio do Sport Club Gaúcho. A área do antigo estadio, situada na rua Moron, foi adquirida pelo Hospital São Vicente de Paulo, e dará lugar a uma nova estrutura hospitalar.

A pedra fundamental do novo estádio Wolmar Salton já foi lançada no ano passado, e fica localizado próximo ao Ginásio Teixeirinha. A expectativa é de que o estádio possa estar pronto em breve.

Confira mais fotos da demolição:

FC Marau recebe R$ 50 mil do poder público e nova iluminação começa a ser instalada

Nova iluminação do Carlos Renato Bebber começa a ser instalada

O início da semana foi marcado pelo começo da instalação do novo sistema de iluminação do estádio Carlos Renato Bebber. A reforma, realizada pelo Poder Público Municipal, foi colocada em prática no último dia 22, terça-feira, pela empresa vencedora da licitação. A nova iluminação do estádio contará com seis postes de luz em cada lado do gramado. Cada ponto terá seis luminárias de dois mil watts cada, totalizando 36 luminárias que, juntas, somam uma potência de 72 mil watts.

Segundo Flávio Girardelo, engenheiro responsável pela obra, a nova iluminação terá uma melhor qualidade para a realização de jogos e eventos, uma vez que são utilizadas modelos de lâmpadas padrões em outros estádios da região. A iluminação anterior do estádio, que foi retirada em fevereiro deste ano, possuía 42 mil watts.

A previsão é que a nova iluminação seja totalmente concluída até 15 de maio, uma vez que a empresa depende de fornecedores de materiais para a conclusão da obra. 

sábado, 26 de abril de 2014

Livro conta história da Coligay, a 1ª torcida gay do Brasil

Livro conta como a Coligay saiu do armário para entrar na história

Ser a primeira torcida assumidamente gay do Brasil não foi a única proeza da Coligay. Ela despertou a antipatia de gays mais engajados e gremistas menos acostumados à diversidade sexual. A trajetória da efêmera torcida é narrada pelo jornalista Leo Gerchmann, Repórter Especial na Zero Hora, no livro Coligay – o Tricolor de todas as cores, que será lançado em 13 de maio, na Saraiva do Praia de Belas, com sessão de autógrafos e debate. “O clube tem uma fama de elitista que não é real. Por causa disso decidi mostrar a bela história da Coligay”, diz.

O repórter Divino Fonseca descreveu assim a organizada na PLACAR, em 1977: “Numa coisa a Coligay é inatacável: supera em animação as outras torcidas, batendo tambores e berrando o tempo todo”. “A gente ia aos jogos e via que a organizada só vibrava nos momentos de perigo e gols”, diz o idealizador do grupo, Volmar Santos.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Michel faz dois e deixa Rio Grande perto do título da Terceirona Gaúcha

Tricolor lutou até o fim para garantir o resultado

A perda do zagueiro Gustavo momentos antes da partida por lesão e os 4 mil torcedores presentes ao estádio Silvio Farias Correa ja antecipavam as dificuldades que o Rio Grande encontraria na gelada noite na terra dos Marechais. Mas Julio Batisti, ao pé do ouvido, fez o time entrar focado em campo e superar os obstáculos criados pelo São Gabriel. No final, muita festa com a vitória por 2 a 1, que deixa o Mais Velho muito próximo do Acesso.

O São Gabriel começou a mil por hora. Tentando reverter a vantagem tricolor, o time da casa foi ao ataque e, em menos de cinco minuitos já somava três escanteios a favor. Aos poucos, e já acertando a marcação pelo lado esquerdo de defesa, o Rio Grande foi equilibrando a partida e anulando as jogadas pelos flancos do time da casa. Depois dos 15 minutos iniciais, o jugo ficou equilibrado, mas sem grandes chances de gol. Ao todo, no primeiro tempo, foram duas conclusões para cada lado. Pelo Rio Granjde, em chutes de longe de Tainã, aos 15, e Léo Jacks, aos 34, mas ambas sem direção e por sobre a trave do São Gabriel. Já o time da casa, também teve duas conclusões, a mais clara através de Serjão, aos 28, quando aparou cruzamento da direita, mas o cabeceio saiu por cima.

J. Malucelli elimina o Vitória nos pênaltis e será o adversário do Novo Hamburgo na Copa do Brasil

Leandro Silva abriu o placar para os visitantes e Juan igualou para os mandantes no tempo normal

O Vitória bem que tentou, levou a decisão para os pênaltis com gol de Juan já aos 41 do segundo tempo, mesmo jogando um futebol abaixo do esperado. Mas nas penalidades não teve jeito. Os paranaenses do J.Malucelli executaram com perfeição as cinco batidas. Pelo lado baiano, o atacante Dinei desperdiçou e tirou o sonho do Leão de seguir na Copa do Brasil.

No tempo normal, Leandro Silva marcou pelo Jotinha.

Brasil-Pel renova com volante Nunes e zagueiro Ricardo Schneider

Ricardo Schneider e Nunes são mais dois atletas a renovarem contrato com o Brasil. Vínculo vai até o final da Série D do Brasileirão

Ele não faz o estilo boleirão dos jogadores da atualidade. Tampouco demonstra a rudez de um zagueiro botineiro. De um jeito manso, ele é eficiente e ganhou a confiança do técnico Rogério Zimmermann. Apesar de não ser titular absoluto, acabou o Campeonato Gaúcho vestindo a camisa 3. Ricardo Chaves Schneider é a certeza do comandante Xavante de que pode confiar nas opções que há no elenco. E esse homem de confiança seguirá aos olhos dos rubro-negros. Ele é o décimo atleta a renovar contrato com o Brasil para a disputa da Série D do Brasileirão.

Nascido em Porto Alegre, Ricardo Schneider é dono de uma seriedade fora do normal. Para ele, não há jogo com menos ou mais importância. Toda vez que entra em campo, o zagueiro é extremamente eficaz e dá conta do recado. Por isso, se tornou um dos homens de confiança do técnico Rogério Zimmermann. Com 1,82m, o zagueiro já jogou no Grêmio, Guarani de Venâncio Aires, Gaúcho de Passo Fundo e no Canoas. Depois de conquistar títulos estaduais com o Brasil, Schneider quer esboçar um sorriso - que os atacantes adversários não veem - levando o rubro-negro para a Série C do Brasileirão.

Já o volante Nunes fez parte de uma das mais épicas histórias do futebol brasileiro. O Grêmio aventurava-se em Pernambuco, buscando retornar para a primeira divisão do futebol brasileiro. Se já não bastasse a dificuldade de jogar contra o Nautico, ver seu goleiro defender dois pênaltis e ter quatro atletas expulsos, enriqueceram a vitória gremista. A façanha ficou conhecida como a Batalha dos Aflitos. E um dos guerrilheiros no nordeste, após sair do clube portoalegrense, rodou por diversas equipes e veio parar em um lugar onde batalhas acontecem com arco e flecha. Nunes é o décimo primeiro jogador a renovar contrato e permanecer na Aldeia Xavante para a Série D do Brasileiro.

Itamar Schulle disposto a negociar com o Pelotas

“Meu compromisso vai até o final de meu contrato, que é de um ano e meio com o Novo Hamburgo”

Em contato com o Diário da Manhã, o técnico Itamar Schulle, um dois cinco nomes trabalhados pelo direção do Pelotas para comandar a equipe no segundo semestre, afirmou que está se preparando para deixar o Novo Hamburgo. De acordo com o técnico, independente do resultado da próxima fase da Copa do Brasil – a equipe anilada avançou para a segunda fase da competição – só ficará no comando do time até o final do contrato: dia 15 de maio.

A direção do Pelotas confirma que Schulle é um dos nomes cogitados e até elogia o atual técnico do Nóia, mas o Schulle nega que esteja negociando com o Pelotas, embora não veja problemas em conversar com a direção áureo-cerúlea.

União cede empate no final e fica no 2 a 2 com o Santo Ângelo


Jogando em Santo Ângelo na noite desta quarta-feira, o União Frederiquense ficou no empate de 2 a 2 diante do Santo Ângelo.

O Jogo

O jogo começou de forma muito parelha em termos de posse de bola. O primeiro grande momento foi do Santo Ângelo, aos 12 minutos, quando Nicoletti raspou de cabeça após uma cobrança de escanteio, mas Lucio fez boa defesa e evitou o gol dos donos da casa.

Aos 18 minutos o União abriu o placar. Ronaldinho Gramadense chutou forte de fora da área e o goleiro Altieri defendeu, mas deu rebote e a bola sobrou para Paulinho Macaíba, que encontrou Diego Miranda, o qual chutou rasteiro, no canto esquerdo, fazendo 1 a 0.

Dez minutos depois, aos 28, o Santo Ângelo empatou. Alexandre fez boa infiltração pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou cruzado, forte, obrigando Lucio a espalmar para o lado, mas a bola sobrou para Lucas, que escorou para o gol e deixou o placar em igualdade.

Mas o União não sentiu o empate e logo fez o segundo gol. Aos 30 minutos, Lucas Viana fez bonita jogada individual pelo lado direito, ganhou de dois defensores, cruzou para a área e Altiere interviu parcialmente, soltando a bola na frente de Paulinho Macaíba, que apenas teve o trabalho de escorar de cabeça, fazendo 2 a 1 para o Leão da Colina. E assim acabou o primeiro tempo.

Riopardense é goleado pelo Panambi e está rebaixado para a Terceirona

Fugindo do rebaixamento, Panambi venceu por 4 a 0 em casa

Na noite fria desta quinta-feira, no Estádio Cidade das Máquinas, o Panambi recebeu o Riopardense e venceu com sobra, 4 a 0. Embora tenha sido um placar elástico, a situação das suas equipes na competição não é muito diferente.

Após a derrota, o Riopardense está matematicamente rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Gaúcho, e em quatro rodadas jogadas, a equipe de Rio Pardo não pontuou nenhuma vez, acumula quatro derrotas. Já o Panambi, conseguiu sua primeira vitória e agora soma 3 pontos.

Na próxima rodada, o Panambi encara o Canoas fora de casa, no Estádio Sady Arlindo Schmidt. Já o Riopardense, cumpre tabela em casa diante do Inter de Santa Maria, no Estádio Amaro Cassep. As duas partidas acontecem no próximo domingo, às 16h, pelo horário de Brasília.

Santa Cruz sai na frente, mas cede o empate e se complica de vez na Divisão de Acesso

Comandados de Lúvio Trevisan somam apenas 2 pontos no 2° turno, ocupando a lanterna do Grupo B; equipe tem 2 jogos em casa para tentar a milagrosa classificação

Talvez seja o maior dos clichês do futebol, mas hoje, o "quem não faz leva" resume perfeitamente a partida da nublada tarde desta quarta-feira, 23, no estádio Carlos Renato Bebber, em Marau. Na estreia de Lúvio Trevisan, o Santa Cruz mostrou uma nova atitude, com um time mais veloz, apostando em talentos locais como Igor e Ivan, e quase conseguiu encerrar o jejum de 48 dias. Mas depois de sair na frente na primeira etapa, a equipe acabou sucumbindo ao ímpeto do Marau na etapa final, e acabou empatando em 1 a 1, se complicando na tabela e praticamente dando adeus às chances de classificação aos mata-matas.

Os gols da partida foram marcados por Igor para o Santa Cruz, numa bela linha de passe, aos 11 minutos da primeira etapa e Rodrigão, este para o Marau, numa falha clamorosa do capitão Luis Henrique, aos 31 minutos do segundo tempo.

Na tabela, o Galo se complica de vez. Com 2 pontos, o time segue na lanterna do Grupo B, com quatro jogos e apenas dois empates. O Marau chega aos 5, mas cai da 4ª para a 5ª colocação, já que o Riograndense bateu o Nova Prata e ultrapassou o rival.

Alexandre brilha com dois gols, Avenida goleia o Canoas e se recupera

Após duas derrotas seguidas, o Periquito volta a jogar em casa e se reencontra com a vitória na estreia de Tonho Gil nos Eucaliptos

Após duas derrotas consecutivas, o Avenida se reencontrou com a vitória. Com gols marcados por Alexandre - dois - Clodoaldo e Carlos Alberto, o Periquito bateu o Canoas por 4 a 0 nos Eucaliptos e ficou colado na zona de classificação.

Na próxima rodada, o Avenida enfrenta o Santo Ângelo no Estádio da Zona Sul. A partida será no sábado, 26, às 16 horas. O Canoas recebe o Panambi no Sady Schmidt, em Campo, no domingo, 27, às 15h30. Na classificação do Grupo A, o Avenida é o 5º colocado, com seis pontos. O Canoas é o 6º, também com seis pontos.

Em jogo com os portões abertos, Riograndense vence a segunda consecutiva

O atacante Tiago Duarte foi um dos destaques da vitória do Riograndense na partida 

Com os portões do Estadio dos Eucaliptos abertos ao público e contando com o apoio de cerca de 500 torcedores, o Riograndense parece não ter sentido as ausências no time e conquistou a segunda vitoria consecutiva. Nesta quarta, o Riograndense recebeu o Nova Prata, em jogo válido pela quarta rodada do returno da Divisão de Acesso e venceu pelo placar de 2×0.

O time esmeraldino não contou com o zagueiro Reinaldo, que se desligou essa semana do clube e com Gabriel, lesionado. Mas o Riograndense tinha em campo o camisa 10 Chiquinho, que comandou o meio de campo dos donos da casa. No ataque a equipe saiu jogando com Tiago Duarte, batalhando todo o tempo pela bola, e o faro de artilheiro do centroavante Jajá. Embaixo das traves, o reserva Romário mostrou segurança e garantiu a vitória.

Empate sem gols entre Tupi e Inter-SM

Tupi e Inter-SM empataram em 0x0, no Estádio Rubro Negro, em Crissumal

A equipe do Inter-SM tinha pela frente o líder do seu grupo e conseguiu um empate em 0×0, fora de casa. O Alvirrubro viajou para Crissiumal onde enfrentou na tarde de hoje, 23, a equipe do Tupi. Com o resultado igual, o time de Santa Maria somou o sétimo ponto no returno da Divisão de Acesso.

O jogo foi bastante disputado durante os 90 minutos de bola rolando. Não era para menos. Em campo, o líder do grupo e o vice se enfrentando pelo topo da tabela. Apesar de muita disposição e chances para os dois lados, as redes não balançaram e o placar terminou zerado.

Sem contar com Douglas T-Rex e o seu goleador, Josiel, ambos lesionado, o Alvirrubro não conseguiu marcar. E ainda no final do primeiro tempo da partida de hoje, o Inter-SM teve a baixa do seu camisa 10, Alexandre Piccinini, que saiu machucado. Já no segundo tempo o time de Santa Maria ainda perdeu o zagueiro Diego Rocha, expulso.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cerâmica vence o Glória de goleada


Com dois gols de Franciel (foto) e um do uruguaio Danilo, o Cerâmica vence o Glória por 3 x 0 no estádio Vieirão em Gravataí.

O treinador Helio Vieira depois que assumiu o comando do time de Gravataí, já venceu 2 jogos dos 3 que disputou, ficando com saldo de 6 gols.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inter renova contrato de Eduardo Sasha por mais quatro anos

      Sasha estendeu seu contrato até 2018

Enquanto busca seguir a boa arrancada no Brasileirão e segue atrás de reforços, o Inter tenta manter os jogadores do elenco para o grupo de Abel Braga perder força. E, após prorrogar o empréstimo de Alan Patrick até o final da temporada, uma das promessas do clube, Eduardo Sasha, estendeu seu vínculo até 2018.

- Acertamos com o Sasha a extensão do seu contrato por mais quatro anos – disse o gerente executivo Jorge Macedo.

McDonald’s, Subway e Habbib’s já manifestaram interesse em abrir franquia na Arena do Grêmio

Estádio possui 20 mil metros quadrados de área disponível
Contratos das duas primeiras empresas que irão se instalar no estádio gremista, no bairro Humaitá, deverão ser firmados nas próximas semanas

No seu segundo ano de operação, a Arena do Grêmio começa a destravar as negociações envolvendo a locação de sua parte comercial. As primeiras duas empresas a se instalarem nas dependências do estádio gremista já estão definidas. Um restaurante de culinária asiática e uma casa de festas devem começar suas atividades no segundo semestre deste ano, criando a perspectiva de maior movimento na região não só em dias de jogos. Os contratos de ambas companhias estão recebendo os últimos ajustes jurídicos e serão assinados nas próximas semanas.

Ainda que os acordos estejam na iminência de serem fechados, os investidores só poderão montar suas estruturas após julho. Isso porque o estádio será um dos campos de treinamento da Copa do Mundo em Porto Alegre, ficando à disposição da Fifa durante a competição. “Isso tudo dificulta o timing de fechamento dos negócios. É uma operação complexa”, resume Rogério Dirani, executivo da DLegend, imobiliária responsável por conduzir o processo de locação. 

Ao todo, o estádio possui 20 mil metros quadrados de área bruta disponível, entre a esplanada (2 mil metros quadrados) e o terceiro e quarto anéis (18 mil metros quadrados). Com foco em eventos corporativos, casamentos, formaturas e outros tipos de celebrações, a casa de festas ocupará 1,7 mil metros quadrados. Enquanto isso, o restaurante, que vai funcionar sob o conceito de lounge, terá cerca de 500 metros quadrados. “Há uma flexibilidade nos espaços da Arena, não há tamanhos pré-estabelecidos. Posso agregar operações de lazer para um lado e os escritórios de outro”, exemplifica Dirani. Três nichos de negócios estão no radar: escritórios, serviços e espaços destinados ao lazer, alimentação e entretenimento.

A Arena Porto-Alegrense, empresa formada pela construtora OAS e o Grêmio para administrar o estádio, projeta que, até o final de 2014, haverá três empresas instaladas no local. A terceira operação deve ser uma rede de fast food com drive thru. Até o momento, já foram realizadas conversas com McDonald’s, Subway e Habbib’s. A intenção também é alocar uma agência bancária. Em 2015, a expectativa é abrigar seis novas companhias. “A utilização plena deve ocorrer em até três anos. Com a entrega dos primeiros prédios residenciais (que estão sendo construídos ao lado do estádio pela OAS), essa operação vai ir se consolidando”, enfatiza o superintendente comercial da sociedade, Fabiano Grottoli. As primeiras unidades habitacionais têm entrega prevista para o próximo ano.

Jogador do Avenida teria chamado Tupi de "lixo" segundo a súmula do árbitro Marcio Schiavo


Dinei, foi expulso mesmo após o final da partida

A súmula do jogo Tupi 1 x 0 Avenida, publicada pela FGF nesta terça-feira (22) esteve recheada de informações das reclamações e de alguns disturbios ocorridos no jogo.

Na súmula o árbitro Marcio Schiavo relata os inúmeros cartões amarelos, reclama do gramado do estádio rubro-negro e do vestiário da arbitragem, a falta de bolas a partir dos 85 minutos, além de citar um registro de ocorrência policial contra o Preparador Físico do Tupi Marcelo Pereira, o Buda.

Mas o fato que mais chama atenção na súmula é o relato da expulsão do atacante Dinei, do Avenida, que deixou os rubro-negros revoltados. Descreve o árbitro na súmula: “Após o apito final expulsei diretamente o atleta n° 18, Sr. Valdinei Pinto de Oliveira, da equipe do EC. Avenida, por conduta violenta ao agredir este árbitro com um empurrão pelas costas, o mesmo foi contido pela Brigada Militar, e ainda disse: NÃO ADIANTA AJUDAR ESSES LOCOS, ELES NÃO VÃO SUBIR, ISSO AQUI É UM LIXO, A FEDERAÇÃO NÃO VAI DEIXAR”.

Também é relatada a invasão de campo de dirigentes do EC Avenida e as ofensas proferidas por jogadores do Avenida na rua, nos fundos do Estádio Rubro-Negro.

Para ver a súmula na íntegra clique no link abaixo:

Riograndense não cobrará ingresso na partida contra o Nova Prata

O pensamento é garantir a segunda vitória consecutiva

A direção não cobrará ingresso dos torcedores no jogo contra o Nova Prata. Mas, os torcedores que quiserem contribuir com qualquer valor de dinheiro junto ao clube, poderão fazê-lo.

Reinaldo no Pará – O zagueiro Reinaldo, que chegou ao Riograndense para o início do segundo turno não faz mais parte do elenco. O jogador acertou sua transferência para o Águia, de Marabá, onde disputará a Série C do Campeonato Brasileiro. Reinaldo e Riograndense já haviam acertado que em caso de proposta de clubes para a disputa do brasileiro, o jogador seria liberado.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Desfalcado, Inter-SM vai a Crissiumal encarar o Tupi

Sem Josiel e Douglas T-Rex, Inter/SM enfrenta o Tupi, em Crissiumal. Equipe da região noroeste está invicta no segundo turno

O Inter/SM tem um grande adversário no caminho pela quarta rodada do segundo turno. Amanhã à tarde, às 15h30, o Alvirrubro santa-mariense joga em Crissiumal, no Estádio Rubro Negro, contra o Tupi, invicto no turno e líder do grupo A da Divisão de Acesso e que não leva gols a cinco jogos. E o time do técnico Badico vai com dois desfalques no time titular para o confronto.

O primeiro desfalque é o volante Douglas T-Rex. O jogador que saiu no intervalo do jogo contra o Santo Ângelo, com dores na coxa direita, até treinou ontem pela manhã, na última atividade antes da partida, mas voltou a sentir o desconforto e foi vetado para o jogo contra o Tupi. Além dele, o centroavante e artilheiro Josiel também foi vetado pelo departamento médico Alvirrubro, com dores musculares.

De contrato renovado, Raulen projeta participação na Série D: "Quero fazer história"

Raulen projeta participação na Série D do Brasileirão

Projeto e continuidade. É assim que Raulen, lateral direito do Brasil de Pelotas, define o que encontrou na sua volta ao clube do Rio Grande do Sul. Uma mostra disso foi o Gauchão deste ano. A bela campanha, coroada com o título de Campeão do Interior, fez o reconhecimento ser imediato. Além dos torcedores, a diretoria notou a importância do atleta e anunciou sua renovação de contrato até o final do Campeonato Brasileiro da Série D.

“Sempre tive o objetivo de estar em um lugar e fazer história. Na minha primeira passagem não conquistamos os títulos, mas tenho certeza que agora será diferente. Já tem dois anos que a diretoria mantém a base e os resultados estão aparecendo. Desde o acesso para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, até a vaga na Copa do Brasil de 2015. Renovar o contrato me deixa muito satisfeito, pois posso seguir nessa luta.”, ressaltou o jogador de 30 anos.

Riograndense abandona esquema com três volantes para seguir vencendo

Riograndense recebe na tarde desta quarta-feira, às 15h30, o Nova Prata querendo a segunda vitória na Divisão de Acesso 

O Riograndense vai em busca da segunda vitória consecutiva no segundo turno da Divisão de Acesso 2014. Amanhã à tarde, às 15h30, com portões abertos ao público no Estádio dos Eucaliptos, o Periquito santa-mariense recebe o Nova Prata. Para o confronto que pode deixar o time mais próximo ou até dentro do G-4 do grupo B, o técnico Luciano Corrêa apresenta algumas mudanças na equipe titular.

A primeira mudança é na zaga. Sem Reinaldo, que deixou o clube e acertou com o Águia, de Marabá, no Pará, Rogério, que vinha sendo titular nos últimos jogos, terá David como seu companheiro pelo lado direito. Com isso, o meio-campo também sofre modificações com relação a formação colocada em campo contra o Santa Cruz, na vitória por 2 a 0.

Goleiro Tiago fala sobre possibilidade de atuar pelo Grêmio contra o San Lorenzo "Minha vida mudou completamente neste ano"

Goleiro fala sobre a importância de sua primeira viagem internacional como profissional do Grêmio

O goleiro Tiago foi convocado para a partida diante do San Lorenzo, na Argentina, no primeiro confronto pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. No Grêmio desde 2008, quando chegou a Porto Alegre vindo da equipe do Iraty, no Paraná, esta é a primeira viagem internacional do atleta como profissional do clube. Para ele, será uma oportunidade para adquirir experiência e maturidade.

- A inscrição para a disputa da Libertadores já foi um grande prêmio pelo meu esforço nesses anos de categoria de base aqui no Grêmio. Fazer parte de um grupo como é o nosso é algo que me deixa realizado neste começo de carreira como profissional. Nesta viagem para a Argentina, em um jogo tão importante, realmente, é a chance de seguir com o elenco e de ganhar mais experiência no futebol - salientou o goleiro.