Dupla brasileira segue viva na Euro - FutebolGaúcho.com - Aguerrido e Bravo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dupla brasileira segue viva na Euro

Portugal, de Pepe, e Itália, de Thiago Motta, seguem na briga. Croácia, 
do atacante Eduardo da Silva, acabou eliminada na primeira fase

Titular absoluto da zaga portuguesa e um dos grandes líderes da equipe, o zagueiro naturalizado português Pepe é um dos dois atletas brasileiros que seguem vivos na disputa da competição européia. Após a vitória por 1 a 0 sobre a República Tcheca nesta quinta-feira (21), Portugal se garantiu como a primeira equipe classificada para as semifinais da Euro Bwin. Outro brasileiro estará em campo no próximo domingo: Thiago Motta reforçará o meio-campo italiano no clássico contra a Inglaterra, que definirá a última equipe classificada para a próxima fase.

Além da dupla, Eduardo da Silva foi outro “brasileiro” a entrar em campo na Euro 2012. Nascido no Rio de Janeiro e naturalizado croata, há quatro anos Eduardo já iria disputar a Euro se não tivesse fraturado a perna numa partida entre Arsenal e Newcastle. Além disso, a importância dele para a seleção croata é inquestionável, se tratando do segundo maior artilheiro da história do país em todos os tempos.

O número de brasileiros nesta edição da Eurocopa (três) é maior do que em todas as edições, exceto em 2008, quando cinco jogadores participaram do torneio.

Confira a lista de brasileiros que já atuaram em Eurocopas: 

1996: Donato (Espanha)
2000: Paulo Rink (Alemanha)
2004: Deco (Portugal)
2008: Deco e Pepe (Portugal), Roger Guerreiro (Polônia), Mehmet Aurélio (Turquia), Marcos Senna (Espanha)
2012: Eduardo da Silva (Croácia), Thiago Motta (Itália) e Pepe (Portugal)