Relembre a trajetória do 34° mais antigo clube do Brasil com relatos, fotos e vídeos que ajudam a contar a história do Galo carijó santa-cruzense
Fundado em 26 de março de 1913, o Futebol Clube Santa Cruz completa hoje seus 101 anos de existência. Para comemorar, vamos lembrar um pouco da história do Galo? O pioneirismo do FC Santa Cruz se mistura com a própria disseminação do futebol enquanto esporte no território brasileiro e mesmo em âmbito mundial. Não por acaso, como comprovam os registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Foot-ball Club Santa Cruz, exatamente com essa grafia original, foi o 34º clube fundado no Brasil, menos de um ano depois do Santos, de São Paulo, ou do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, seu significado histórico é ainda mais relevante. O Santa Cruz foi o 11º a entrar em ação em solo gaúcho, por ordem de fundação.
A criação do clube de futebol em Santa Cruz do Sul está diretamente relacionada com a presença, na comunidade, do professor alemão André Klarmann, irmão marista nascido em 1886 e que se transferiu ao Brasil em 1905. Depois de viver em Porto Alegre, Uruguaiana e Lajeado, acabou recebendo convite para trabalhar no Colégio Mauá, a então Deutsche Synodal Schule. Como professor, e a partir de sua formação original na Alemanha, André defendia a importância dos exercícios físicos, tendo sido, assim, entusiasta da ideia de um clube para a prática do esporte então emergente.
Na edição de 5 de maio de 1913, o jornal Kolonie informava que no dia 26 de março havia ocorrido uma reunião no Hotel Schmidt visando a constituição de um time de futebol, que, segundo relatos posteriores, teria contado com a participação de 15 jovens. Entre os fundadores constam nomes como os de: Oscar Becker, Alfredo Schirmer, Carlos Lund Filho, Jorge Eichenberg Filho, Ernesto Frantz, Arnaldo Lindermeyer, Reinaldo Binz, Alfredo Binz, Osvaldo Schütz e Sadi Schmidt. André Klarmann foi aclamado como o primeiro presidente da agremiação.