Avenida falha em um lance, perde para o Glória e é eliminado no 1° turno
Um erro fatal. Num duelo muito equilibrado no estádio Altos da Glória, em Vacaria, o Avenida acabou derrotado por 1 a 0 Glória, na noite desta quarta-feira, 26, dando adeus a chance de garantir o seu retorno a elite do futebol gaúcho neste primeiro turno da Divisão de Acesso. A derrota eliminou o Periquito na fase de quartas de final da competição, e agora tudo fica para o segundo turno da competição.
O único gol da partida foi marcado por Guto, de pênalti, na segunda etapa, numa falha de marcação do zagueiro Altair que resultou em pênalti convertido pelos donos da casa.
O Periquito tem agora 20 dias para se reformular, e volta a campo apenas no dia 13 de abril, quando recebe o Panambi no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, na abertura do segundo turno da Divisão de Acesso. Os atletas devem receber alguns dias de folga, com o time fazendo uma inter-temporada em Santa Cruz, visando a busca pela vaga de retorno à elite nas chances que lhe restam na A2 deste ano.
GLÓRIA NA SEMIFINAL
Na semifinal, o Glória enfrenta o seu rival da Serra, o Brasil-FAR, que eliminou o Tupi, nos pênaltis, na tarde de hoje. O duelo ainda não teve data nem horário confirmados pela FGF. O certo é que, pelas campanhas da primeira fase, o time de Vacaria tem o mando de campo, e deve lotar novamente os Altos da Glória no final de semana, na partida que define o primeiro finalista do primeiro turno da Série A2 de 2014.
O JOGO
1° TEMPO
Régis cumpriu o que prometeu, e mudou time e esquema para a decisão no Altos da Glória. Primeiro, o time entrou em campo no 3-5-2. Na escalação, Fininho, oriundo do Veranópolis, e Maurício, assumiram as alas, com Carlos Albero como terceiro homem ao lado de Altair e Roger, já que Serjão estava suspenso. Outra baixa sentida foi a do meia Alexandre, que sentiu uma fisgada e não subiu à Serra.
Em campo, o jogo teve uma primeira etapa muito nervosa, com cara de decisão. O Glória deu as primeiras investidas comandado pelo incansável highlander Alê Menezes. Com fôlego de guri novo, o ex-camisa nove de Avenida e Santa Cruz aparecia em todas, na defesa e no ataque. O zagueirão avenidense Altair acompanhava o destaque da equipe adversária de perto, individualmente.
Guto e Germano, em lances de fora da área, levaram algum perigo ao gol de Vanderlei na faixa dos 10 minutos. Mas o goleiro avenidense estava sempre na bola. Os principais lances do time da casa foram todos em bolas aéreas. Aos 20, Dantas alçou na área, Alê dominou no peito e somente aí Altair cortou. No minuto seguinte, em levantamento na área de Germano, Guto cabeceou pra fora. O Glória seguiu com mais volume, porém a partir dos 30 o Avenida equilibrou um pouco a posse de bola. O jogo ficou truncado, faltoso e com muito perde e ganha na meia-cancha. Aos 44, Guto teve outra oportunidade em nova bola aérea, mas a bola foi pelo alto, encerrando uma primeira etapa tensa, mas sem gols.
2° TEMPO
As equipes voltaram iguais. E o jogo seguiu a mesta toada: com o Glória atacando e o Avenida se segurando. Aos 4, o primeiro lance de perigo da etapa final. Germano alçou na área, Vanderlei não saiu e Seffrin testou com força. Passou ao lado. Aos 6, a resposta verduenga. Um lance com cara de gol. Maurício cruzou rasteiro, Hyantony recebeu com a canhota, gira sobre o marcador e perde o chute. Saiu mascado. Foi a melhor chance até então na partida.
O jogo seguiu lá e cá, até os fatídicos 18 minutos. Num lance fortuito, Altair derrubou Guto dentro da área. Pênalti claro. A bola veio na boa para o zagueiro avenidense tomar a frente e se livar dela. Porém, ele se perdeu, Guto tomou a frente na jogada e entrava para fazer o gol. Antes de chutar, foi derrubado. Na cobrança, Guto mandou forte, alto, no canto, sem chances para Vanderlei.
A partir daí, o Glória se fechou, mas mesmo assim seguiu melhor, com mais posse de bola, tentanto cozinhar o jogo. Régis logo colocou Clodoaldo na vaga de Gilian. O time ganhou um pouco em velocidade, mas seguiu sem chutar uma bola sequer no gol de Marcelo Pitol. Aos 35, Alexandre entrou e deu nova dinâmica ao time. Aos 44, em bate e rebate na área, o Canhoto arriscou de fora da área e ela passa muito perto. Foi o único lance de perigo do Alviverde na etapa final. O duelo seguiu até os 51, sem alteração no placar.
FICHA TÉCNICA
DIVISÃO DE ACESSO - GAUCHÃO 2014 - SÉRIE A2 - QUARTAS DE FINAL
GLÓRIA DE VACARIA 1x0 AVENIDA
GLÓRIA DE VACARIA
Marcelo Pitol; Tiago Machado (Itaqui), Danilo Mendes, Anderson Seffrin e Hugo Leonardo; Fred, Alex, Emerson Dantas; Guto (Douglas), Alê Menezes e Germano (Cristian)
Técnico: Amauri Knevitz
AVENIDA
Vanderlei; Altair, Roger e Carlos Alberto; Fininho, Wellington (Alexandre), Márcio Tinga, Miro Bahia e Maurício; Gilian (Clodoaldo) e Hyantony
Técnico: Régis Amarante
GOLS
GLÓRIA: Guto (19min/2°T)
AVENIDA: Hyantony (45min/1°T e 22min/2°T)
AMARELOS
GLÓRIA: Fred
AVENIDA: Altair, Gilian
ARBITRAGEM
Leandro José Alflen, auxiliado por Sedenir Martins e Antonio João Albornoz. O quarto árbitro foi Marcus Vinicios dos Santos
DATA E LOCAL
Quarta-feira, dia 26 de março de 2014, no estádio Altos da Glória, em Vacaria
QUARTAS DE FINAL DO PRIMEIRO TURNO DA SÉRIE A2:
QUARTA-FEIRA, DIA 26 DE MARÇO
Estádio Rubro-Negro - Crissiumal
Tupi (4)0x0(5) Brasil-FAR
Estádio Altos da Glória - Vacaria
Glória 1x0 Avenida
SEMIFINAL 1: Glória x Brasil-FAR, em Vacaria, em horário e data a confirmar pela FGF
QUINTA-FEIRA, 27 DE MARÇO
- 19h - Estádio Presidente Vargas - Santa Maria
Inter-SM x Santa Cruz
- 20h30 - Estádio Colosso da Lagoa - Erechim
Ypiranga x Panambi
SEMIFINAL 2: Inter-SM ou Santa Cruz x Ypiranga ou Panambi
Portal Gaz