quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Santa Cruz luta, mas não consegue vencer e é eliminado pelo Lajeadense da Copa Fernandão

O Lajeadense fez 2 a 1 no Galo e confirmou a vaga para a semifinal. No final da partida, os jogadores e comissão técnica ficaram nervosos e teve briga e confusão


A partida de volta das quartas de final da Copa Fernandão entre Santa Cruz e Lajeadense aconteceu nesta quarta-feira, 10, às 15 horas. A equipe da casa precisava vencer por dois ou mais gols de diferença, já que perdeu por 1 a 0 o primeiro jogo, para seguir viva na competição. No entanto, foi o time de Lajeado quem fez 2 a 1 no Galo e acabou classificado para as semifinais da Copa Fernandão. Os gols foram marcados por Vinícius e Michel para os visitantes e Valença descontou para a equipe da casa. O próximo compromisso do Santa Cruz é contra o mesmo Lajeadense, no dia 21, pela abertura do returno da Copa Sul-Fronteira. 

Para esse confronto decisivo, Sananduva pode contar com o retorno de Caio e Carlos Eduardo. O zagueiro não atuou na primeira partida contra o Lajeadense, porque cumpriu suspensão automática. Já o volante estava se recuperando de uma lesão e voltou a atuar. Os desfalques ficaram por conta de Kleyton e Arthur Silva, ambos lesionados. Já o Lajeadense entrou em campo com força total, com a mesma formação da partida de ida.

Primeiro tempo

Antes da partida iniciar, Sananduva deixou claro a importância deste jogo e considerou "a partida do ano". "É uma chance única que a gente tem. Temos que por em prática tudo que a gente tem treinado", comentou o técnico. O jogo começou muito disputado. O gramado, molhado, estava muito escorregadio. Era o Santa Cruz quem começava pressionando e com mais posse de bola. 

Aos dez minutos, a primeira boa chance saiu do Lajeadense. Vinicius lançou para Gilmar, autor do gol na partida de ida, mas a bola sobrou na mão de Alisson. O goleiro do Galo foi mais uma vez decisivo aos 13, quando defendeu a cobrança de falta batida por Vinicius. Apesar das investidas da equipe de Lajeado, o Galo era mais veloz e dominava as ações. Aos 16 minutos de jogo, a chuva voltou a cair, deixando o campo ainda mais molhado e o jogo mais lento. 

Aos 18 minutos, Michel deu belo passe para Gilmar, em uma falha da lateral, e, para sorte do Galo, o auxiliar anotou impedimento. Aos 21 minutos, o Lajeadense marcou um gol, anulado pelo assistente. O Alviazul puxou um contra-ataque e Michel colocou pra dentro. Por pouco! O Galo chegou em um lance de bola parada aos 23 minutos. Jean Dias cobrou, mas Laércio afastou. No lance seguinte, Rafinha cobrou escanteio, Valença tentou balançar as redes, mas a bola foi pra fora. 

O Lajeadense respondeu, aos 26. Matheus Santana avançou e chutou forte, raspando na trave de Alisson. O goleiro do Galo vinha salvando a equipe carijó. No minuto seguinte, Paulo Josué deu uma bomba, de canhota, e coube a Alisson espalmar. O Lajeadense cresceu na partida. Ramon, um dos velocistas da equipe, era bem marcado pelos jogadores do Lajeadense. A equipe da casa passou a ficar nervosa e perdeu o domínio da partida. Aos 44 minutos, Geison passou forte demais para Ramon, que não conseguiu concluir bem. Na saída para os vestiários, o zagueiro Ivan comentou a primeira etapa. "A gente tentou criar, mas eles estão bem fechado. Precisa ter um pouco mais de paciência".

Segundo tempo

As duas equipes voltaram com a mesma formação. Jean Dias, um dos destaques da equipe, afirmou que o time precisava ter "mais atenção nos contra-ataques deles". O Santa Cruz voltou melhor e, aos sete minutos, teve sua primeira chance na segunda etapa. Rafinha cobrou falta e Carlos Eduardo cabeceou, mas Giovani segurou firme. 

Apesar da pressão total do Santa Cruz, foi o Lajeadense quem abriu o placar. Carlos Eduardo chutou o jogador da equipe de Lajeadense e o árbitro marcou falta aos 13 minutos. Na cobrança, Vinícius mandou direto, sem chance para Alisson. 1 a 0 Lajeadense! A desvantagem no placar foi um banho de água fria para a equipe da casa, que era superior na partida. Os jogadores do Santa Cruz passaram a ficar nervosos e, aos 17 minutos, Carlos Eduardo e Tiago brigaram e ambos acabaram expulsos. 

Precisando marcar três gols, aos 20 minutos, Sananduva mudou a equipe, apostando em jogadores mais ofensivos. Tirou Vagner Garibaldi para a entrada de Henrique Frango. Aos 25, a equipe do Galo chegou bem. Ivan desceu pela lateral, cruzou na área, mas Giovani defendeu, mandando pra fora. Aos 27 minutos, Jean Dias mandou um chute de esquerda, de longe, mas a bola explodiu no travessão. O empate veio aos 29 minutos, Frango cruzou da direita e Valença cabeceou pro fundo da rede. Tudo igual nos Plátanos!

Mas a alegria do Santa Cruz durou pouco. Após falha do Galo, Michel entrou na área e chutou no canto esquerdo do goleiro. 2 a 1 Lajeadense! Com esse resultado, os comandados de Sananduva precisavam fazer mais três gols para garantir a classificação. Dentro de campo, o Santa Cruz seguia lutando e buscava o empate. Fora das quatro linhas, confusão. Sananduva, técnico, e Rafael Fernandes, o preparador físico, foram expulso do banco. O massagista da equipe, Cláudio de Araújo, perdeu a cabeça, acabou dando um chute no assistente e também teve que sair. O Galo, mesmo após a confusão, seguiu procurando o ataque, mas não deu tempo de fazer mais nada. Lajeadense se classifica para as semifinais da Copa Fernandão e o Galo é desclassificado. 

A briga entre o massagista e o bandeirinha foi para a súmula e será julgado pelo Tribunal. Cláudio de Araújo, logo após o jogo, foi para DP depor sobre a agressão. O assistente também será ouvido.

COPA FERNANDÃO
SANTA CRUZ 1 X 2 LAJEADENSE

Local: Estádio dos Plátanos - Santa Cruz do Sul
Data: 10 de setembro de 2014
Horário: 15 horas
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini
Assistentes: Vilar Burini e Luiza Reis
Cartões amarelos: Jean Dias (Santa Cruz), Vinícius (Lajeadense), Willian Silva (Santa Cruz), Valença (Santa Cruz), Mateus Santana (Lajeadense), Gilmar (Lajeadense), Michel (Lajeadense), Garibaldi (Santa Cruz), Paulo Josué (Lajeadense)
Cartão vermelho: Carlos Eduardo (Santa Cruz), Tiago (Lajeadense)
Gol: Vinícius (Lajeadense), Michel (Lajeadense) e Valença (Santa Cruz)

SANTA CRUZ
Alisson; Vagner Garibaldi (Henrique Frango), Caio, Valença e Ivan; Carlos Eduardo, Geison, Willian Silva (William Campos) e Rafinha (Renan Rodrigues); Jean Dias e Ramon
Técnico: Sananduva

LAJEADENSE
Giovani; Tiago, Laércio, Everton e Márcio Goiano; Marabá, Mateus Santana, Vinícius (Rudiero) e Paulo Josué (Juninho); Michel e Gilmar (Lucas)
Técnico: Luiz Carlos Winck
 


fonte: Redação Portal Gaz
Foto: Rodrigo Assmann