sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aguerrido, Guarani-VA passa pelo Pelotas e se classifica à semifinal da Copa Fernandão

Em jogo difícil, Guarani conseguiu passar, pela segunda vez, pelo Pelotas na Copa Fernandão

Mais um capítulo vitorioso foi escrito na história do Guarani na noite desta quinta-feira, 11. O jogo de volta das quartas de final da Copa Fernandão, na Boca do Lobo, em Pelotas, foi sofrido, mas com competência, o rubro-negro conseguiu o placar necessário que o garante nas semifinais da competição. O empate em 2 a 2 foi desenhado em 90 minutos de uma partida de 'grandes' do futebol do interior do estado.

Como na partida de ida, em Venâncio na quarta-feira, 3, o rubro-negro havia empatado sem sofrer gols, a equipe de Fabiano Daitx avançou às semifinais com mais este empate. Mas o resultado não foi conquistado de maneira fácil. Sabendo das dificuldades que encontraria pela frente, o Guarani começou com uma proposta mais defensiva, com três volantes.

Mas foi o rubro-negro que criou as primeiras oportunidades com William Ribeiro e também Matão, que fizeram boas jogadas que quase culminaram no primeiro gol rubro-negro, nos primeiros minutos de jogo. A equipe da casa apenas se defendia.

E foi no contra-ataque aliada a falhas dos jogadores do Guarani, que não impediram a jogada, que a equipe da casa abriu o placar aos 33 minutos. Claytinho arrancou em alta velocidade para o ataque e viu entrar pela direita Márcio Gabriel, que recebeu e mandou um chute cruzado e a bola morreu no fundo da rede, 1 a 0. 

Com o gol, o time de Venâncio acabou se abatendo e caiu de rendimento. No último minuto da etapa inicial, o Guarani ainda criou uma grande chance de empatar. Em boa jogada de ataque, Gelson conseguiu encontrar espaço entre a saga do time áureo cerúleo e concluiu no poste direito. No rebote Matão mandou para fora. 

No intervalo, o técnico Fabiano Daitx ressaltou que seria necessário manter o controle do jogo e buscar o gol da classificação. Mas a equipe não conseguiu repetir a boa atuação apresentada no início da partida.

Tão logo, aos oito minutos, o time da casa ampliou. Na bobeira da defesa, Jéferson dominou, deu o passe entre a defesa e Feliphe conseguiu buscar o lançamento, que chutou rasteiro, ampliando em 2 a 0.

A reação rubro-negra
Com o gol, o comandante do Guarani mandou a campo mais um atacante. Paulinho entrou na vaga do volante Henrique, reforçando o setor ofensivo para buscar pelo resultado.

Com isso, o Guarani cresceu na partida. Aos 20 minutos Paulinho conseguiu chegar bem e criou a oportunidade de gol ao partir pela direita e mandou a bola para o fundo da rede, mas a arbitragem marcou o impedimento.

Mas a esperança do time persistiu e aos 25 minutos, Matão descontou. Carlinhos cobrou escanteio e o centroavante, no meio da área, girou e chutou no canto esquerdo, descontando em 2 a 1.




O gol de empate do rubro-negro veio aos 34 minutos. Em jogada individual pela direita, Paulinho se desvencilhou da defesa puxando a bola para a perna direita e chutou rasteiro despretensiosamente e ela morreu no fundo da rede, igualando o placar em 2 a 2.

Aos 43 minutos, Luis Felipe que havia acabado de ingressar em campo acabou dando um carrinho no adversário e foi expulso, deixando o time índio com um a menos. Já nos cinco minutos de acréscimo, o time da casa ainda reclamou de um pênalti não marcado. No lance seguinte, o zagueiro Márcio Nunes ainda tirou uma bola que estava indo balançar a rede defendida por Rodrigo, mas o placar não se alterou mais e a classificação rubro-negra à semifinal foi comemorada ao apito final na Boca do Lobo.

FICHA TÉCNICA

Pelotas (2): Matheus Cavichioli, Márcio Gabriel (Carlos), Pedrão, Gasparetto, Thiago Gaúcho (Cléber), Fábio, Claytinho, Escobar, Feliphe (Léo), Jeferson Luis e Hélton. Técnico: Julinho Camargo.

Guarani (2): Rodrigo, Tinga, Carlão Farias, Márcio Nunes, Henrique (Paulinho), Alê, Gelson, Anderson Feijão, Matão, Rafael Bitencourt e William Ribeiro (Carlinhos(Luis Felipe)). Técnico: Fabiano Daitx.

Arbitragem 
Luis Teixeira Rocha auxiliado por Júlio César Barcelos Rodrigues e Michael Stanislau.

Cartões amarelos: Henrique e Carlão Farias, do Guarani. Feliphe e Gasparetto, do Pelotas.
Cartão vermelho: Luis Felipe

Local e data
Estádio Boca do Lobo, Pelotas/RS. Quinta-feira, 11.

Semifinalistas

- São José
- Lajeadense
- Inter
- Guarani
*Sorteio que definirá os confrontos será na tarde desta sexta-feira, 12, a partir das 15h na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre.

Folha do Mate