terça-feira, 29 de abril de 2014

Contando a história do futebol gaúcho

Grenal é considerado por muitos o maior clássico do Brasil
Confira um pouco da história do futebol do Rio Grande do Sul, uma das quatro maiores forças do “esporte bretão” brasileiro

A nossa vontade de contar a história do futebol gaúcho nasceu quando Guilherme, simpático amigo, lendo o jornal, procurando por alguns artigos e objetos esportivos nos classificados no Brasil inteiro, se deparou por acaso com um caderno esportivo que contava o nascimento do Internacional de Porto Alegre e de outros times da região, fanático por futebol, Guilherme contou essa história aos quatro ventos.

E hoje nós vamos contar para você essa linda história

Você sabia que o futebol do Rio Grande do Sul iniciou nos últimos anos do século XIX, e a “bola” entrou pelo Uruguai, ou seja, antes dos anos 1900 já se tem relatos do “esporte bretão” em cidades como Livramento e Uruguaiana. 

Sabe-se através do estudioso Hermito Lopes Sobrinho que os alunos das escolas maristas do Rio Grande do Sul, desde 1879 já praticavam o futebol. O time Internacional nasce em 1911, mas não é aquele que conhecemos o Inter S.M., e o time Riograndense nasce no ano sucessivo ou seja, em 1912, porém era jogado pelos alunos da escola Santa Maria já do ano de 1903. Em outubro do ano de 1901 houve em Pelotas uma exibição oficial do Futebol, com uma partida no Parque Pelotense.

Outra exibição ocorreu no Sport Clube União, mas vê-se a chegada dos clubes em Pelotas em 1906, data-se do ano de 1908 o Esporte Clube de Pelotas e do ano de 1911 o Grêmio Esportivo do Brasil. 

O Uruguai e a Argentina, também influenciaram o gosto do futebol pelos brasileiros surgindo assim o time 14 de julho de Livramento. Os seus criadores freqüentemente atravessavam a fronteira para realizar partidas de “foot ball”, pelota pata ou também chamada jogo da bola. 

Deste movimento nascem diversos clubes como o Guarany de Bagé, o São Paulo de Rio Grande, Novo Hamburgo, o Rio-Grandense, o Esporte Clube Uruguaiana, o Santanense, o Juventude, o Riograndense de Santa Maria e o Ferro Carril. 

Já em Porto Alegre os primeiros times foram o Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, e um outro time que desapareceu ali pelos anos 40 foi o Fuss-Ball Club Porto Alegre. O Internacional de Porto Alegre nasce em 1909.

E cá entre nós nada melhor do que um chimarrão e um Grenal pra alegrar o domingo do gaúcho!
  
Texto: Rodrigo Guimarães
Foto: Grenal by Editorial J (CC BY-SA 2.0)